Assinar:
Postar comentários (Atom)
EXEGESE DO TEXTO BÍBLICO: Mateus 16:18
Quem é a Pedra mencionada em Mateus 16:18. É Pedro ou Cristo? Vamos ao texto d...

-
Quem é a Pedra mencionada em Mateus 16:18. É Pedro ou Cristo? Vamos ao texto d...
-
1- Faça um breve comentário sobre as palavras de Barthes: "A narrativa está presente em todos os lugares, em todas as socieda...
Olá; pra mim, André Gide quiz passar a mensagem de que pra ele,uma definição de literatura seria mais complicada, mais ampla, sem facilidades, nem bons sentimentos, nem com boas intenções; mas acredito que ele quiz dizer que a literatura é mais que uns rabiscos no papel ou expressões sentimentais, vai muito além, então pode-se criticá-la, defende-la, compreende-la e entre outras formas.
ResponderExcluir"É com bons olhos que se faz má literatura" Ou seja, não adianta pensar que escreve bem sem nem mesmo procurar de alguma forma evoluir diante do talento e das palavras. Além de procurar novas experiências e aperfeiçoamento.
ResponderExcluirBom, esse pensamento se aplica de certa forma mediante da nossa atual música brasileira. Que diante de tamanho despreparado acaba corrompendo a arte musical que um dia já tivemos em nosso país. Creio também, que a falta de preparo e desempenho acarreta em grande perda, principalmente no que se pode realmente chamar de arte.
~(Kassia Maria - 3 Período de Letras)
Acho assim que autor da frase nos traz uma discussão bem atual nos dias de hoje, o que o modismo nos impõe porque nem tudo que se diz bom é bom de verdade temos que ser critériosos em nossa escolhas pra não nos perdemos na multidão que rema pra o mesmo lugar sempre um bom exemplo e a política em nosso país não procuramos avaliar os candidatos e sim o que eles podem nos trazer de benefícios próprios e não ao todo. Ele traz esse questionamento sobre evolução como escritor e esses questionamentos servem pra todas as áreas em nossas vidas temos que sair da área de conforto pra sempre evoluirmos em nossas vidas, o comodismo não faz crescer e sim estagnar. Filipe Silva 3 Período "Letras"
ResponderExcluirAcredito que o autor enfatiza a questão que um livro que aborda somente o lado bom da sociedade não é vista com bons olhos, pois é através da literatura que se questiona, que se aprende a crítica a sociedade exemplificando os pontos negativos, com o intuito de ser resolver. Sendo que ao abordar esses conflitos mostra aos leitores o que se passa ao redor dos mesmos. (Klebia 3ºperíodo de Letras.)
ResponderExcluirA frase fala que um bom sentimento pode na maioria das vezes atrapalhar na hora de se produzir uma obra literaria,esse modo de ver as coisas sempre com bons olhos acaba que maquiando alguns pontos que poderiam ser mostrados e explorados.(Simone Rodrigues 3° Período de Letras)
ResponderExcluirAchei que a sua resposta foi a que mais se aproximou do escritor. Valeu!!👏👏
ExcluirNem sempre o que é bom para alguém é favorável para o outro! Um escritor não pode apenas levar em consideração a sua própria opinião, ao contrário, as críticas quem vai proporcionar a analisar uma obra sobre seus vários pontos de vista, seja ela Boa ou não. E as vezes se deixamos levar pelos nossos sentimentos apenas o que é bonito, sem ter uma análise criteriosa, isso acontece muito na Cultura Brasileira, esse senso analítico está em falta.
ResponderExcluirFabricia Aline Letras 3°Período
O QUE ANDRÉ GIDE, ENFATIZA NA FRASE, É UMA OBRA LITERÁRIA QUE NÃO MOSTRA OS DOIS LADOS DA MOEDA, OU SEJA OS DOIS LADOS DA SOCIEDADE, NÃO É UMA OBRA ATRATIVA AO PÚBLICO, POIS TAIS LADOS SÃO PRECISO SER CONHECIDOS PARA ASSIM TERMOS UMA BASE PARA FORMULAR QUESTÕES E OPINIÕES. -BRUNA QUEZADO 3º PERÍODO DE LETRAS.
ResponderExcluirA riqueza da literatura está na manifestação dos múltiplos sentimentos, incomuns entre si, uma literatura que demonstra por exemplo só o amor, baseada apenas em bons sentimentos, embora possa ser uma boa literatura, não é considerada pela critica, uma boa história, tem que ter uma boa dose de tudo do amor a tragedia da derrota a vitoria.
ResponderExcluirTalvez muitos fiquem equivocados, com esta simples e complexa frase.
ResponderExcluirA literatura nem sempre tem como objetivo expor sentimentos, mostrar a historia de um casal ou coisas do tipo, como ocorre em "literatura moderna".
Quando se fala em literatura, temos um breve conceito de historias longas e que mantenham romances.
A literatura feita com bons sentimentos, talvez não chegue a ser literatura. O autor escreve com carinho para o seu público, ótimo! É um carinho dele.
Mas, a literatura de "bons sentimentos" é aquela em que o autor transmite o contexto de uma sociedade. Mas que contexto? Uma crítica social, uma denúncia ou até mesmo quem sabe uma homenagem a fatos marcantes da sociedade.
Literatura boa é feita de conhecimento. Ela expõe um conhecimento que você, como leitor consegue capitar e fazer análises, resenhas, desenvolve o seu senso crítico e quem sabe até mesmo utiliza no seu cotidiano.
Com base nesta frase : " É com bons sentimentos que se faz literatura ruim", tenhamos como nota que a finalidade da literatura nem sempre é " momentos afetivos escritos", mas sim um texto, uma obra a qual irá ler e ter informações que lhe serão utéis, não é atoa que obras como a de Aluísio de Azevedo em "O cortiço" por exemplo, tem críticas sociais que representa algo que ele presenciou por muito tempo. Então, é com bons sentimentos que se faz literatura ruim, literatura sem informação, sem "desenvolvimento intelectual" , sem construção de um ser conhecedor.
- Eugenia Muniz, 3 período de Letras -
Como pensador André Gide quiz nos passar que não só com má sentimento se faz boa literatura iu seja estou falando do outro lado da moeda,no que ele se identificae que como um pensador ele quer nos passar que é com um só pensamento que podemos fazer duas ou mais opiniões diferentes ex:quando alguém pensa em desistir de uma situação equivocada certamente ele deverá observar ou visualizar os dois lados dela o ruim e o bom pois em qualquer uma da identificação existe sim o mesmo lado,más com diferentes aspectos.A literatura tem suas diferenças referente ao que se faz nela e ao que poderiam fazer do que já foi feito relevante o mesmo assunto,más com opiniões variáveis, de certo aprenderemos mais com perguntas e respostas diferentes.Apesar das críticas na literatura ainda existe grandes pensadores que passam mensagens de dorma simples,más que precise de pensamentos positivos e negativos para entender, pois em tudo existe o lado bom e o ruim então de certa forma o que apredemos com estes pensadores,só faz com que aproximamos mais dos intelectuais através da literatura.
ResponderExcluirMilene 3° período de Letras.
Sabendo que a literatura é um meio de expressão da sociedade por meio da arte, esteja a arte nas palavras, na música, na interpretação e entre outras formas, deste modo a literatura revela a realidade social, cultural, política e emocional de um povo, então acredito que o que André Gide quis dizer com "É com bons sentimentos que se faz literatura ruim" é que somente os bons sentimentos não seriam capazes de transmitir a realidade fiel de uma sociedade.
ResponderExcluirJoelma Rufino ( terceiro de letras )
Bom Hoje em nosso dia a dia, ter uma visão do que se escreve faz o que a gente seja mais realista, e de alguma for podemos mudar essa realidade do nosso país, e que com sentimentos bons se faz má literatura e dela podemos tiram bons provetos.
ResponderExcluirEdivania 3° de Letras
Não dá pra interpretar está frase de Gide de uma única absoluta forma forma. A primeira que tive ao ler essa frase foi a seguinte:
ResponderExcluirNão adianta ter bons sentimentos para escrever, uma boa história para contar, se você não tiver o domínio da sua escrita ou vocabulário não terá a menor coerência nas suas palavras.
A segunda idéia que tive foi esta: nem sempre os melhores pensamentos são os mais atrativos numa leitura, as vezes os bons pensamentos se tornam clichés e torna a leitura enfadonha, as vezes é necessário transmitir um pouco de dor através das suas palavras, isso prende o leitor.
( Matheus Henrique Bezerra de Souza, 3ºperíodo de letras)
André gibe infatizou essa frase,e nos faz pensar q nem toda obra literária para os olhos da humanidade é boa, pois qd expõe sua obra com sentimento verdadeiro,para ele está expondo sua verdade mais para outros usa de má fé parq crítica las,isso nos faz refleti q nem tudo q é bom agrada a todos,como se diz a frase é com bons sentimentos q se faz má literatura,para ele é uma literatura boa mas para os olhos da humanidade má,cabe a ccada um amar ou crítica.
ResponderExcluir